Informação e Cultura da Amazônia

 
  Muiraquitã - O amuleto da Amazônia
   
x
Muiraquitã é o nome que os índios dão a pequenos objetos, geralmente representando uma rã, trabalhados em pedra de cor verde, jadeíta ou nefrita, podendo existir em outros minerais e de outras cores.
Conhecidos desde os tempos da descoberta, foi entre os séculos XVII e XIX que se tornaram mais procurados, sendo atribuídas qualidades de amuleto ou talismã e ainda virtudes terapêuticas.

O muiraquitã atraía sorte para os seus possuidores e também curava quase todas as doenças.

Descobertas arqueológicas na Amazônia revelam que o muiraquitã já era confeccionado pelos habitantes primitivos da região e sua origem se perde no tempo.

Hoje o Muiraquitã é um dos símbolos mais representativos da cultura amazônica, sendo muito utilizado no artesanato da região. É muito popular o uso de um colar com um pequeno muiraquitã.

Segundo a tradição indígena, o muiraquitã tinha de ser confeccionado de acordo com um ritual para que se torne um amuleto. O ritual consistia em mergulhar em um rio que tivesse barro ou argila, então, debaixo da água, o índio deveria confeccionar o muiraquitã. quando voltasse à tona, o amuleto deveria estar pronto e só então era colocado para secar no sol.

O muiraquitã da foto ao lado é do acervo do Museu Emílio Goeldi, em Belém, e é uma das várias imagens de muiraquitã encontradas em escavações arqueológicas na Amazônia.