Árvores do Bosque : Pupunheira

Nome Popular : Pupunheira
Nome Científico : Bactris gasipaes
Sinonímea : Pirajá-pupunha, pupunha-marajá, pupunha
 
Origem : Amazônia brasileira.
Família : Palmae
Altura : até 25 metros.

Finalidade : a madeira é utilizada, pelos índios, para a confecção de arcos e pontas de flechas e pelos civilizados para a confecção de bengalas, coisa que li mas nunca vi (NA). Seus frutos são largamente consumidos após serem fervidos em água e sal. Atualmente está sendo bastante disseminada em todo o Brasil para a retirada do palmito, graças à precocidade da palmeira e qualidade do palmito.

Finalidade terapêutica : não foram encontrados registros, o que comprova a total falta de pesquisa no Brasil (pode estar sendo utilizada em outros países, digamos, "sócios"), pois o seu caroço deve ter utilidade terapêutica, como o de tantos frutos das palmáceas.

Curiosidade : após fervida a pupunha, dentro do seu caroço é encontrado um coquinho (coco em miniatura: na realidade é a semente do vegetal), que dizem provocar diarréia mas são bastante apreciados. Para evitar que as crianças comam este coquinho, os adultos de antigamente informavam (muitos inclusive acreditando ser verdade o que foi repassado a eles) que ele "emburrece" os seus consumidores eventuais.