Árvores do Bosque : Coqueiro

Nome Popular : Coqueiro
Nome Científico : Cocos nucifera
Sinonímea : coco-da-bahia, coco-da-índia, tenga, guaçú-iba.
 
Origem : Índia.
Família : Palmae
Altura : até 25 metros.

Finalidade : a principal é a terapêutica, através do uso de um líquido que é formado internamente no coco e conhecido como "água de coco", que é refrigerante natural sem contra-indicações e que pode ser usado como poderoso reidratante.

Finalidade terapêutica : graças às suas propriedades como reidratante, a água de coco deve ser utilizada por quem tiver se desidratado para acelerar a sua recuperação.

Curiosidade I : a "água" com propriedades refrigerante e reidratante potencializadas é a do coco verde. Dizem alguns pesquisadores que no coco amarelo o soro (ou água) não apresenta todas as propriedades do verde. Ao procurar tomar "água de coco", deve-se sempre exigir que seja de um coco verde. II: o coco teria sido introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses em 1553, inicialmente na Bahia, onde encontrou solo propício para a sua propagação, daí uma das suas sinonímias, a "coco da bahia". Isto demonstra que os portugueses sempre tiveram o costume de introduzir coco onde quer que fossem dar com os costados